sábado, 30 de abril de 2011


Esta bela espécie de abelha ou vespa verde metálica (Hymenoptera) (Euglossini, gênero Exaerete), poliniza uma grande quantidade de espécies da flora do local, são polinizadoras específicas de muito tipos de orquídeas. São animais solitários, que ficam ativas geralmente nas horas mais quentes do dia. Identificação realizada por contribuidor anônimo visitante do site.

46 comentários:

  1. ela é venenosa ? hj mais cedo uma assim picou minha irma e gostaria de saber se terei que levala ao medico por enqnto ela disse que só esta sentindo queimar aonde recebeu a picada.

    ResponderExcluir
  2. Esta é uma abelha da tribo Euglossini, gênero Exaerete. Os machos das euglossineas são polinizadores de um grande número de orquídeas. Para mim, esta é uma das mais bonitas abelhas encontradas no Brasil. Apenas as fêmeas possuem ferrão, as picadas são doloridas e perigoso apenas para quem tem alergia ao veneno de abelhas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruno. Meu nome é Leonardo, e crio algumas espécies de abelhas nativas em minha casa. Qual não foi minha surpresa ao abrir uma caixa isca supostamente vazia e encontrar uma dessas abelhas construindo seu pequeno ninho?! A natureza é surpreendente! Abraços.
    lefebar@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Mantei uma abelha dessa esse noite. Enquanto eu dormia acordei sentindo algo subindo no braço. Ascendi a luz e percebi que era algo muito muito muito rápido e eu fiquei assustada e acabei a acertando. Achei que fosse um marimbondo. Depois me surpreendi com a cor e achei que fosse uma formiga e fiquei muito arrependida, mas a matei no instindo, pois minha filha bebe estava na cama dormindo. Joguei no google formiga verde metalica com asas e encontrei essa página. Fiquei surpresa de ser uma abelha e me pergunto como ela apareceu no meu quarto na zona norte do Rio de Janeiro? Será que só eu nunca tinha visto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm nunca tinha visto...até ontem na reportagem do Globo Rural...qual minha surpresa apareceu uma no meu quarto hj :) fiquei muito feliz rsrsr

      Excluir
    2. Também matei uma dessa, ela me ficou duas vezes na perna porque de alguma forma entrou na minha calça,qnd retirei ala examinei e achei q fosse um marimbondo, mas aqui descobri q era uma abelha, usei uma lupa nela, tirei o ferrão e dei pra uma aranha comer :)

      Excluir
  5. Eu também nunca tinha visto! E ela apareceu no meu quarto também =/

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Olá Barbara, desculpe a demora para responder sua pergunta, a família é Euglossina, é do gênero Exaerete, é parasita de outras abelhas Euglissina, que são polinizadoras geralmente de orquideas.

      Abçs.

      Excluir
  7. Interessante é o voo , parece um beija flor,muito linda!!

    ResponderExcluir
  8. plantando uns pés de tomates, fui surpreendido com a presença de uma abelha verde, da cor da mosca varejeira. Ela é da cor do semáforo, quando verde, claro. Um verde metálico brilhante. Informo que filmei e fotografei e se alguém se interessar, poderei mandar por e- mail. É só solicitar para othonff@gmail.com.

    ResponderExcluir
  9. ola tenho um pé de maracujá e ta cheio de abelhas verdes só tem verde eu moro no litoral do parana é normal nessa região?

    ResponderExcluir
  10. Hoje vi uma abelha dessa na minha parreira. Ao buscar no google por abelha verde encontrei esse blog. Estou em Goiânia-GO.

    ResponderExcluir
  11. Eu vi uma dessa em Joinville SC no bairro da Vila Nova, tem muita área verde e muitas flores nesta cidade, principalmente orquídeas na serra.

    ResponderExcluir
  12. Vi uma abelha dessas numa orquídea cultivada em Nova Aurora-PR, que tinha um perfume muito forte, enjoativo, com aparência de planta carnívora.

    ResponderExcluir
  13. bom dia encontrei uma dessas abelhas em uma das orquideas de minha mãe. é comum ter abelhas azuis no Rio Grande do sul ?

    ResponderExcluir
  14. Vi várias dessas hoje em flores de dente de leão aqui em Curitiba. Nunca tinha percebido essas. Eu gosto de meliponidea e não conhecia essa abelha brasileira. Elas produzem mel?

    ResponderExcluir
  15. Moro em Sertãozinho SP,super quente aqui. Hoje as 15hs tinha uma na minha sala.

    ResponderExcluir
  16. ola bruno

    tem uma dessas no meu quintal a meses, eu sempre a obeservo e nao deixo ninguem ataca-la
    gostaria de saber se é sempre a mesma ,,porque nunca vejo mais de uma

    ResponderExcluir
  17. adorei inseto, muito lindo
    gostaria de saber mais sobre ele
    como faço a pequisa

    ResponderExcluir
  18. Não sabia que existia abelha verde.Vi uma a pouco no tomateiro.Linda.

    ResponderExcluir
  19. Não sabia que existia abelha verde.Vi uma a pouco no tomateiro.Linda.

    ResponderExcluir
  20. Não sabia que existia abelha verde.Vi uma a pouco no tomateiro.Linda.

    ResponderExcluir
  21. Hj me picou uma dessas dentro do carro quase bati. Mas ao localiza-la notei realmente linda. Passou a dor e ela se foi pela janela. E bonita! Mas a picada foi. Uhh Lalá..

    ResponderExcluir
  22. Hj me picou uma dessas dentro do carro quase bati. Mas ao localiza-la notei realmente linda. Passou a dor e ela se foi pela janela. E bonita! Mas a picada foi. Uhh Lalá..

    ResponderExcluir
  23. Hj eu acabei de ter o prazer de ver uma desta em minha chacara, exatamente nas orquideas , de onde elas vem? e qual a sua origem??

    ResponderExcluir
  24. Hj eu acabei de ter o prazer de ver uma desta em minha chacara, exatamente nas orquideas , de onde elas vem? e qual a sua origem??

    ResponderExcluir
  25. Essa abelha verde metálica me picou, doeu um pouco mas logo passou, estou em Aracaju/SE nunca tinha visto abelha dessa cor, coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  26. Essa abelha verde metálica me picou, doeu um pouco mas logo passou, estou em Aracaju/SE nunca tinha visto abelha dessa cor, coisa mais linda!

    ResponderExcluir
  27. Nossa. Acabei de matar uma aqui na sala . Nunca tinha visto isso . A princípio pensei que era uma mosca varejeira mas aí vi que tinha ferrão ...

    ResponderExcluir
  28. Nossa. Acabei de matar uma aqui na sala . Nunca tinha visto isso . A princípio pensei que era uma mosca varejeira mas aí vi que tinha ferrão ...

    ResponderExcluir
  29. moro em guaruja tenho um pé de gervão e está cheio de florzinhas e cheias de abelhas verdes lindas,, mas não sabia que eram abelhas, até ver nesse blog regina

    ResponderExcluir
  30. moro em guaruja tenho um pé de gervão e está cheio de florzinhas e cheias de abelhas verdes lindas,, mas não sabia que eram abelhas, até ver nesse blog regina

    ResponderExcluir
  31. Apareceu uma aqui no quintal hoje mas e comocei ela na planta linda

    ResponderExcluir
  32. Tenho um pe de limão Taiti na minha varanda ,eu pensei que era uma varejeira,depois percebi que era uma abelha verde metálica , em vila velha ES

    ResponderExcluir
  33. Achei uma na minha horta, politizando o pé de Gervao.

    ResponderExcluir
  34. Meu pé-de-boldo está florido e é visitado por elas. Elas parecem um drone.

    ResponderExcluir
  35. Moro em MT e hoje encontrei as orquídeas cheias desta abelha maravilhosa. Tirei varias fotos pois eu nunca havia visto ela.

    ResponderExcluir
  36. Moro em Caxias do sul e me surpreendi vendo em um vaso de margaridas varias abelhas juntas verde metalica e muito rapidas no seu voo, gostaria de saber a especie, obrigado

    ResponderExcluir
  37. Olá, fui ferruada na ponta do dedo por essa abelha verde. Achei Q fosse uma mosca varejeira, pois nunca tinha visto abelha verde. Tentei matá-la com inseticida e fui retirar com um saquinho plástico. Ela me ferruou e saiu voando, desfilando dua beleza. A dor é bem pior Q a ferruada da abelha Q somos abtuados a ver.

    ResponderExcluir
  38. Olá, fui ferruada na ponta do dedo por essa abelha verde. Achei Q fosse uma mosca varejeira, pois nunca tinha visto abelha verde. Tentei matá-la com inseticida e fui retirar com um saquinho plástico. Ela me ferruou e saiu voando, desfilando dua beleza. A dor é bem pior Q a ferruada da abelha Q somos abtuados a ver.

    ResponderExcluir
  39. Pelo visto parece que estas abelhas estão dominando o Brasil, hoje fotografei uma no meu jardim, achei que fosse uma abelha robô - ou um ET... rsrs que alívio saber que é do Brasil, mas pelos comentários parece que elas estão dominando o Brasil.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Moro em Parnamirim/RN, coloquei o líquido do passa roupas (sonho da brilux) numa vasilha enquanto usava o pulverizador, cinco minutos depois, estava cheio dessas abelhas, trinta delas mortas pelo líquido, imediatamente retirei o líquido do vasilhame.

    ResponderExcluir
  42. Me surpreendi quando vi essa especie aqui em casa pesquisei no google e me deparei com esse blog e foi aqui que fiquei sabendo que é uma abelha e a primeira ves que vejo ate então nao sabia nem que existia ate tirei foto. Mas e uma especie muito bonita mesmo. Eu moro aqui na região do Pará ate mais pessoal.

    ResponderExcluir

Visitantes desde Fevereiro de 2010